sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Como fugir dos 5 truques da sereia.

Quem nunca caiu nos encantos da sereia?
E vejam só, até o Joseph Pilates criador do Método que inovou os movimentos do corpo ouviu e se encantou pela famosa MERMAID (sereia).

A MERMAID, famosa SEREIA DO PILATES, é um movimento bem versátil que tem como objetivos o alongamento da musculatura lateral do tronco e a mobilidade da coluna. É um movimento super indicado no tratamento de ESCOLIOSE, buscando a simetria do corpo através da articulação da coluna, flexibilidade e força.


É muito importante que quando executada o aluno trabalhe bem sua concentração e o instrutor esteja atento a fluidez e alinhamento do movimento, buscando enfatizar seus objetivos, pois é muito comum na realização da flexão lateral apareçam os 5 truques da sereia que enganam nossos olhos: a cabeça despenca
para o lado, o olhar sobe demais ou caia completamente juntamente com uma flexão de coluna, o braço fica hiperxtendido e o ombro eleva em direção a orelha, perdendo completamente o alinhamento postural

Para que o aluno não caia nas armadilhas da sereia, o comando verbal do instrutor é imprescindível, por exemplo: " sentando com as pernas em "Z", como se estivesse encostado em uma parede, sinta os 2 ossinhos do bumbum (isquios) pesarem no chão, pressionando uma mão no chão, fazendo uma pequena flexão no cotovelo, que dá a impressão que vai empurrar as costelas para o lado oposto, expandindo as costelas do lado oposto e mandando o braço bem para longe,cresça"... alcançando um arco grande e harmônico que segue por toda coluna e costelas, alongando os intercostais.

Percebendo que o movimento está sendo fluido, peça que uma série de 5x de cada lado, diariamente e acompanhe a evolução postural do seu aluno.

Você mesmo pode fazê-lo em casa. Vamos lá crie um desafio para você 30 dias de Mermaid (sereia) e veja o resultado.

Marília Pedrôso

Facebook/physiolifestudio



Nenhum comentário:

Postar um comentário