sexta-feira, 17 de julho de 2015

A importância das EXTENSÃO de coluna.






É comum observarmos que abusamos das flexões em nosso dia a dia seja quando dirigimos, no trabalho a maioria das pessoas trabalham sentados em frente a um computador ou até mesmo enquanto assistem tv, em flexão de quadril quando sentados.
Sem contar as flexões de tronco que enfatizamos em nossa rotina de exercícios, incluindo no de Pilates, com uma extensa gama de abdominais e alongamentos onde enrolamos a coluna para frente. 
É importante compensar toda essa flexão executada durante o dia, para isso existem os exercícios de extensão que servem para fortalecer os músculos das costas e alongam os músculos abdominais
Os exercícios de extensão de coluna são tão importantes quanto os de flexão, desde que bem executados. O ideal é que ela aconteça harmonicamente ao longo de toda a coluna e não apenas na lombar ou cervical que são regiões mais móveis. 
Para que isso aconteça uma boa dica é sempre ficar atento ao aluno para que ele não exagere na amplitude do movimento e passe do ponto, para isso sugere-se que o aluno faça o movimento de forma lenta e consciente para evitar a sobrecarga em um ponto específico.O ideal é que a evolução seja de forma gradual e confortável, com o menor esforço possível.
Estender os flexores do quadril, alongar os músculos do abdome, "abrir" os ombros e o peitoral,onde muitos de nós mantemos a tensão do dia, é revigorante.
Portanto é importante que o instrutor prepare um bom repertório com  alguns exercícios de extensão de coluna para que os extensores não fiquem preguiçosos e para que haja harmonia entre toda a musculatura do tronco.
Vamos nos abrir para vida e para o Mundo.

Marília Pedrôso



Nenhum comentário:

Postar um comentário