segunda-feira, 19 de julho de 2010

OS TRÊS TIPOS DE CONTRAÇÃO MUSCULAR



Quando você levanta um peso, há mais coisas acontecendo do que simplesmente um músculo puxando um osso. O sistema nervoso reúne informações e envia um impulso eletroquímico do cérebro para a medula espinhal, sinalizando para as fibras musculares se contraírem. O músculo esquelético é composto de feixes de fibras musculares, que por sua vez são compostos de miofibrilas extremamente finas e longas. Quando os músculos são estimulados por um sinal nervoso, uma série de reações químicas acontece no músculo, causando o seu disparo. Imagine colocar uma mão sobre a outra, em uma corda grossa, e deslizar algo em sua direção. É assim que um músculo "dispara" ou contrai.
Há três tipos de contrações musculares. No exemplo da rosca do bíceps, este músculo contrai quando voê leva o peso até o ombro. Esta é a chamada contração concêntrica. A segunda contração é a excêntrica, quando os músculos se alongam sob uma carga, de maneira controlada, como o bíceps faz ao retornar o peso para o lado do corpo. Finalmente, há a contração isométrica, onde você aumenta a tensão no músculo sem mudar o seu comprimento.
Um exemplo seria manter a perna elevada trinta a sessenta centímetros do chão, sem movimentá-la. Nesta poição, os músculos da coxa trabalham muito, contra a resistência do peso do corpo. Empurrar ou puxar um objeto estacionário também pode ser um exercício isométrico.A contração isométrica desenvolve resistência no músculo e melhora a força.
Variar a quantidade de tempo que o músculo gasta em cada tipo de contração pode influenciar s ganhos de força. O uso cuidadoso dessas três ações diferentes e importante na abordagem do Pilates.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Pilates e joelho.



Hoje apareceu uma moça aqui no studio querendo tirar uma dúvida que é muito comum, ela fez uma cirurgia de joelho há 3 anos e precisa fortalecer e queria saber se o Pilates era bom para o caso dela. Então respondi: Se você já fez exercícios de reabilitção muscular depois da cirurgia, não sente nenhuma dor e está totalmente recuperada, o Pilates é ótima opção. Além da prática ser tudo de bom para fortalecer as pernas, mexe o corpo tod de maneira completa e integrada (e não cada região isoladamente). Isso quer dizer que, para realizar um movimento, você precisa acionar vários músculos ao mesmo tempo. Inclusive, se o problema no seu joelho não foi trauma, impacto ou entorse, mas gerado por um desequilíbrio muscular, melhor ainda, pois os movimentos ajudarão a trabalhar a musculatura de forma harmoniosa e também a ampliar a sua conciência corporal. No entanto, caso ainda sinta alguma dor, o melhor é procurar o seu médico e conversar com ele antes de iniciar qualquer atividade física.