A correria e as atividades modernas também afetam as crianças, que têm se queixado cada vez mais cedo de dores. O uso intenso de computadores e videogames, o sedentarismo, grande número de atividades no dia, como os cursos, que levam ao estresse, e ainda as pesadas mochilas e posturas erradas durante os estudos estão fazendo com que muitos pais e educadores procurem métodos que previnam problemas futuros de saúde e melhorem a qualidade de vida dos pequenos. Entre os mais procurados, o Pilates.
O Pilates é um método bastante recomendado para as crianças, pois, a partir dos seus princípios e exercícios, proporciona consciência corporal e percepção do espaço que o seu corpo ocupa, permitindo que a criança aprenda a respeitar as possibilidades e limites próprios e dos outros. A má postura, o estresse e a falta de exercícios físicos, cada vez mais presentes na rotina dos meninos e meninas, fazem com que eles sofram com as dores, principalmente nas costas. A prática do Pilates reduz esses sintomas e previne problemas futuros ainda mais sérios.
As aulas de Pilates devem ser específicas para as crianças e respeitar a idade, capacidade de concentração e atenção deles, e os limites. Normalmente, as aulas aliam atividades lúdicas aos movimentos do método. Movimentos que compõem o universo das crianças, como cambalhotas, trilhas sobre objetos que desafiam o equilíbrio, jogos com bolas e até passos de dança são utilizados. Os exercícios são progressivos e adequados a elas, trabalhando todos os princípios do Pilates, como concentração, respiração, alinhamento, eficiência, fluência de movimento, força e equilíbrio.
Não existe uma regra de idade para a criança começar a fazer aulas de Pilates. Mas, geralmente, a partir dos quatro anos já se pode trabalhar o método com os pequenos, pois nessa idade eles já conseguem entender o que estão fazendo. Mas as atividades têm que ser moldadas para cada criança, até que elas se acostumem aos trabalhos e progridam com eles.
São diversos os benefícios do Pilates para as crianças. Para as atividades do dia a dia, ajuda na postura, concentração e disciplina. Com a prática, eles desenvolvem a consciência corporal e uma melhor postura na hora de estudar e diante do computador, TV e videogame. A saúde das crianças também é beneficiada com um sono mais tranqüilo, flexibilidade, melhor digestão, proteção do sistema locomotor, alívio de tensões, diminuição do estresse, fortalecimento da musculatura e melhor desenvolvimento.