Que o Pilates é um programa de exercícios que agrega vários benefícios nós já entendemos, mas quem criou esse método? De onde ele veio? Até onde ele vai?
Pois bem, meus leitores, vou lhes contar essa história...
... em 1880 ao norte da Alemanha nasceu Joseph Hubertus Pilatus,filho de um homem de descendência grega, o famoso e premiado ginasta, senhor PILATUS e de uma alemã, naturopata, que acreditava em estimular o corpo para autocura, sem cirurgias ou medicamentos.
Joseph, foi uma criança de saúde precária, sofreu de asma, raquitismo e febre reumática.Com tantos problemas de saúde, Joe não poderia esperar muito de seu corpo para o futuro, então ele como autodidata começou a estudar anatomia, fisiologia humana e fundamentos de medicina oriental.
Mas, não ficou só na teoria, Joe criou aparelhos de uma forma rústicas, mas suficientemente úteis para colocar os exercícios em prática e provar os conhecimentos teóricos sobre o corpo.
Aos 14 anos, sua forma física incrivelmente se destacava e servia de modelo para mapas anatômicos.
Mas, Joseph Pilates não parou por ai, ele continuou a estudar o movimento e a boa forma física, passou a ganhar a vida como instrutor de autodefesa, boxe e artista de circo.
Tudo corria bem, até a Primeira Guerra Mundial estourar em 1914. Joe estava nesse momento no Reino Unido e foi detido pelo governo britânico, assim como vários outros cidadãos alemães, por representar um risco potencial à segurança e assim foram enviados à ilha de Man, como prisioneiro de guerra.
AGORA VEM A GRANDE PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: E O QUE ISSO TEM A VER COM O PROGRAMA DE EXERCÍCIOS-PILATES???
Pois bem meus leitores, foi lá na Ilha de Man,Joseph continuou a manter sua boa forma e desenvolveu o programa de treinamento para os outros prisioneiros, com o objetivo de manter o bem-estar físico deles. E assim deu-se início ao sistema Pilates de colchonetes ou solo.
Em 1918, durante a epidemia de gripe, os seguidores de sua técnica de condicionamento físico permaneceram imunes à doença; Joseph, mais uma vez não se limitou a prevenção, ele expandiu sua técnica, aplicando-a aos reclusos acamados; ele adaptou seu programa, usando molas e qualquer outra coisa que lhe permitisse improvisar.
A guerra acabou, Joseph voltou à Alemanha...hum... querem saber o restante da história?
AGUARDEM O PRÓXIMO POST, FIQUEM DE OLHO NO BLOG E CURTAM A PAGINA DO FACEBOOK/PHYSIOLIFESTUDIO.