sexta-feira, 28 de agosto de 2015

100 anos do método Pilates.

Que o Pilates é um programa de exercícios que agrega vários benefícios nós já entendemos, mas quem criou esse método? De onde ele veio? Até onde ele vai?
Pois bem, meus leitores, vou lhes contar essa história...
... em 1880 ao norte da Alemanha nasceu Joseph Hubertus Pilatus,filho de um homem de descendência grega, o famoso e premiado ginasta, senhor PILATUS e de uma alemã, naturopata, que acreditava em estimular o corpo para autocura, sem cirurgias ou medicamentos.
Joseph, foi uma criança de saúde precária, sofreu de asma, raquitismo e febre reumática.Com tantos problemas de saúde, Joe não poderia esperar muito de seu corpo para o futuro, então ele como autodidata começou a estudar anatomia, fisiologia humana e fundamentos de medicina oriental.
Mas, não ficou só na teoria, Joe criou aparelhos de uma forma rústicas, mas suficientemente úteis para colocar os exercícios em prática e provar os conhecimentos teóricos sobre o corpo.
Aos 14 anos, sua forma física incrivelmente se destacava e servia de modelo para mapas anatômicos.
Mas, Joseph Pilates não parou por ai, ele continuou a estudar o movimento e a boa forma física, passou a ganhar a vida como instrutor de autodefesa, boxe e artista de circo. 
Tudo corria bem, até a Primeira Guerra Mundial estourar em 1914. Joe estava nesse momento no Reino Unido e foi detido pelo governo britânico, assim como vários outros cidadãos alemães, por representar um risco potencial à segurança e assim foram enviados à ilha de Man, como prisioneiro de guerra.
AGORA VEM A GRANDE PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: E O QUE ISSO TEM  A VER COM O PROGRAMA DE EXERCÍCIOS-PILATES???
Pois bem meus leitores, foi lá na Ilha de Man,Joseph continuou a manter sua boa forma e desenvolveu o programa de treinamento para os outros prisioneiros, com o objetivo de manter o bem-estar físico deles. E assim deu-se início ao sistema Pilates de colchonetes ou solo.
Em 1918, durante a epidemia de gripe, os seguidores de sua técnica de condicionamento físico permaneceram imunes à doença; Joseph, mais uma vez não se limitou a prevenção, ele expandiu sua técnica, aplicando-a aos reclusos acamados; ele adaptou seu programa, usando molas e qualquer outra coisa que lhe permitisse improvisar. 

A guerra acabou, Joseph voltou à Alemanha...hum... querem saber o restante da história?

AGUARDEM O PRÓXIMO POST, FIQUEM DE OLHO NO BLOG E CURTAM A PAGINA DO FACEBOOK/PHYSIOLIFESTUDIO.

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

VOCÊ sabe o que é Pilates?

A partir de agora, faremos diferente em nosso blog.
Sim vamos mudar de novo... as postagens continuarão sendo publicadas semanalmente, mas o foco agora vai ser conhecer o método do Pilates desde o comecinho, com seus fundamentos, sabendo para que serve, quem pode praticá-lo, quais os níveis, como tudo começou, buscando aprender um pouco mais sobre o MAT pilates, entre outras coisas.
Então, mãos a obra que o tema de hoje é : O QUE É PILATES?
Parece uma pergunta tão boba, afinal Pilates está tão na moda e nós sabemos que Pilates é um monte de exercício! 
Calma meu leitores, não é bem por ai que se define o conceito de Pilates.

Pilates (ou a CONTROLOGIA) é um sistema de exercícios para trabalhar cada músculo do corpo," ele desenvolve o corpo de maneira uniforme, corrige a postura incorreta, restabelece a vitalidade física, revigora a mente e eleva o espírito" segundo Joseph Pilates.
Como esses exercícios promovem tantos benefícios?
Bem, esse sistema de exercícios tem como objetivos melhorar a circulação do sangue em cada fibra e tecidos do corpo, e oferece todos os benefícios que uma circulação melhor pode proporcionar.
Dentre todos os benefícios citados a cima o que mais se destaca é a conexão entre CORPO E MENTE.
Quer saber mais sobre o Pilates? Nos acompanhe no instagram @physiolifestudio , no facebook/ physiolifestudio e fique de olho nas próximas postagens.

Marília Pedrôso

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Como fugir dos 5 truques da sereia.

Quem nunca caiu nos encantos da sereia?
E vejam só, até o Joseph Pilates criador do Método que inovou os movimentos do corpo ouviu e se encantou pela famosa MERMAID (sereia).

A MERMAID, famosa SEREIA DO PILATES, é um movimento bem versátil que tem como objetivos o alongamento da musculatura lateral do tronco e a mobilidade da coluna. É um movimento super indicado no tratamento de ESCOLIOSE, buscando a simetria do corpo através da articulação da coluna, flexibilidade e força.


É muito importante que quando executada o aluno trabalhe bem sua concentração e o instrutor esteja atento a fluidez e alinhamento do movimento, buscando enfatizar seus objetivos, pois é muito comum na realização da flexão lateral apareçam os 5 truques da sereia que enganam nossos olhos: a cabeça despenca
para o lado, o olhar sobe demais ou caia completamente juntamente com uma flexão de coluna, o braço fica hiperxtendido e o ombro eleva em direção a orelha, perdendo completamente o alinhamento postural

Para que o aluno não caia nas armadilhas da sereia, o comando verbal do instrutor é imprescindível, por exemplo: " sentando com as pernas em "Z", como se estivesse encostado em uma parede, sinta os 2 ossinhos do bumbum (isquios) pesarem no chão, pressionando uma mão no chão, fazendo uma pequena flexão no cotovelo, que dá a impressão que vai empurrar as costelas para o lado oposto, expandindo as costelas do lado oposto e mandando o braço bem para longe,cresça"... alcançando um arco grande e harmônico que segue por toda coluna e costelas, alongando os intercostais.

Percebendo que o movimento está sendo fluido, peça que uma série de 5x de cada lado, diariamente e acompanhe a evolução postural do seu aluno.

Você mesmo pode fazê-lo em casa. Vamos lá crie um desafio para você 30 dias de Mermaid (sereia) e veja o resultado.

Marília Pedrôso

Facebook/physiolifestudio