quarta-feira, 24 de junho de 2015



O Hundred é um exercício clássico, é muito famoso entre os pilateiros. Ele é o primeiro da série de Mat e Joseph o colocava nesta posição porque seu objetivo era aquecimento vigoroso dos músculos e preparar os pulmões para a série que estava por vir, pois é um exercício muito dinâmico.
O aluno iniciante que fará o Hundred pela primeira vez tem um longo caminho pela frente antes de entrar na posição oficial do Hundred.
O instrutor deve antes de qualquer coisa, preparar o aluno para o exercício a partir do básico. Então pede-se para que o praticante deite de barriga para cima, leve os joelhos ao peito e os abrace por alguns segundos. Depois ele apóia os pés no chão alinhados com a bacia. Então, sem que levante o tronco do solo ensinamos a respiração (que deve ser longa com a expiração indo até o final, como Pilates dizia: “até que a última molécula de ar saia dos pulmões”) e o movimentos dos braços estendidos, mãos e dedos firmes, que devem ser como bombeamentos vigorosos para cima e para baixo próximos ao solo. Nesta etapa é preciso ensinar o acionamento do Power House,sim é importante que mesmo antes dos movimentos comecemos acionando o core, em seguida posicionamos os ombros e escápulas.
Treinado isso, o aluno praticante passa para a segunda fase que é realizar o abdominal. Ainda com os pés no chão e com os membros superiores ao longo do corpo, o aluno cresce os braços para longe encaixando os ombros, enrola a coluna torácica para cima até a borda inferior das escápulas e olha para os joelhos levando o queixo para a garganta. Aí se iniciam os pulsos dos braços coordenados com a respiração: cinco batidas para inspirar e mais cinco para expirar até que 10 ciclos respiratórios se completem.ESSA DICA AJUDA MUITO NA COORDENAÇÃO DA RESPIRAÇÃO.
Com o movimento já fluindo com naturalidade, pode o instrutor orientar as variações mais desafiadoras.
Evoluções:
1) Pernas em posição da mesa (tabletop) com os joelhos e coxo-femurais a 90 graus e os pés fora do chão na base Pilates (calcanhares juntos, pontas dos pés separadas e quadris em leve rotação externa).
2) Pernas esticadas para o teto com base Pilates. Nesta posição o instrutor deve estar atento à posição da bacia. Muitas vezes o aluno que não tem os ísquiotibiais devidamente alongados pode cometer o erro de tentar esticar a perna mais do que consegue levando o bumbum a sair do chão. Devemos corrigir pedindo para que ele só estique os joelhos até o ponto que a pélvis fique devidamente posicionada.
3) Pernas esticadas formando um ângulo de 45 graus com o chão. Nesta posição a atenção se concentra na lombar, evitando compensação em extensão ao posicionar as pernas, ou seja, não deve haver abalo nenhum nesta região.
4) Por último, as pernas descem até a linha do olhar.
Em todas as variações o instrutor deve ficar atento ao esforço e compensações na cervical. Caso isso ocorra, orientamos a descida do tronco e a manutenção do movimentos dos braços.  A partir da 3º evolução, além de instruirmos a descida do tronco pedimos também que as pernas subam e apontem para o teto, pois mantê-las com inclinação provocaria sobrecarga na lombar. 
Marília Pedrôso
fonte:espaço fluir
instagram @physiolifestudio
Facebook.com/physiolife-studio

segunda-feira, 22 de junho de 2015

🔸CLORETO DE MAGNÉSIO P.A.👏
.
👉O magnésio é um dos minerais essenciais para a regeneração celular, e é utilizado em mais de 350 reações enzimáticas no organismo, mais do que qualquer outro mineral. Ao lado de oxigênio e iodo, o magnésio é o terceiro elemento mais importante para sustentar a vida, assim como para reverter as doenças e o envelhecimento.
.
👉O cloreto de magnésio produz o equilíbrio mineral, anima os órgãos em
suas funções (catalisadoras), como os rins, para eliminar o ácido
úrico nas artroses; descalcifica até as finas membranas nas
articulações e as escleroses calcificadas, evitando enfartes;
purificando o sangue, vitaliza o cérebro, desenvolve ou conserva a
juventude até alta idade.
.
👉Após os 40 anos, o organismo absorve sempre menos cloreto de
magnésio, produzindo velhice e doenças.
.
👉90% da população tem deficiência do Cloreto de Magnésio.
.
👉Sua ingestão combate:
Ansiedade, pânico depressão, insônia, nervosismo, hiperatividade, desordem de atenção, doenças cardíacas, tromboses, hipertensão arterial, doenças hepáticas, doença renal, cálculos, cistites de repetição, diabetes hipo glicemia, fadiga crônica, doenças intestinais, obstipação, asma, tensão pré-menstrual, infertilidade, cólica menstrual, verrugas.
.
🔸UMA GRANDE FONTE DE CURA !! 👊👊
.
🔸FONTE DA JUVENTUDE!!! 

Particularmente eu faço a dosagem de 2 colherinhas de chá de cloreto de magnésio para 1L de água em um vidro escuro que coloco na geladeira, tomo a quantidade de 1 copinho de café por dia.

Marília pedrôso