segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A artrose e o benefício dos exercícios do Pilates


A artrose é um processo degenerativo de desgaste da cartilagem das articulações. Atinge, sobretudo, as que sofrem mais sobrecarga de peso, desgastes ou fazem movimentos em excesso, como joelhos, pés, quadril, mãos e dedos. Esta degeneração pode provocar dores, decréscimo da mobilidade articular e até mesmo deformações nas articulações. Fatores hereditários e mecânicos podem estar envolvidos no seu aparecimento. Ocorre tanto em homens quanto em mulheres, sendo a mais comum das doenças articulares. Mais de 70% das pessoas acima de 70 anos tem evidência radiográfica desta doença, mas apenas parte destas desenvolve sintomas.

Além da dor, a artrose também pode causar ruídos, inchaços e rigidez articular, deformidade (nas mãos - nódulos de Heberden) e comprometimento das funções da articulação. Em alguns casos, a cartilagem pode se calcificar favorecendo a formação de condensações e deformações ósseas, como os osteófitos (bicos-de-papagaio) que ocorrem na coluna vertebral.

O tipo de tratamento depende da gravidade, do acometimento e das particularidades da pessoa. Os cuidados apropriados podem causar diferenças significativas na qualidade de vida do paciente, podendo evitar que a artrose cause maiores danos. Desta forma, o Pilates vem apresentando resultados excelentes à melhora da qualidade de vida dessas pessoas. A prática do Método ajuda a amenizar as dores, porque fortalece a musculatura das regiões do abdômen, coxas e dos glúteos, desenvolve a flexibilidade e o controle motor. Os exercícios focam a amplitude articular, alongamentos e reforço muscular, fundamentais para a prevenção dos sintomas dolorosos.

O indivíduo que sofre de artrose deve realizar apenas exercícios suaves e com cargas leves, mantendo o máximo de concentração e controle do movimento durante sua execução, respeitando sempre as limitações de movimentos característicos da patologia e que evitem o agravamento de seus sintomas. Por meio do Método Pilates é possível melhorar o padrão postural e a consciência corporal pelo constante estímulo da estrutura músculo-esquelética, na forma geral e específica, desencadeando a lubrificação e o fortalecimento das articulações.