terça-feira, 9 de agosto de 2011

Pilates beneficiando pacientes com mal de Parkinson

Doença neurológica caracterizada, principalmente, pela lentidão de movimentos, rigidez muscular global e tremores focais ou generalizados, o mal de Parkinson causa dificuldades com a fala, movimentos das mãos e desequilíbrios posturais e de coordenação. A redução de vários desses sintomas pode ser conquistada com a prática de exercícios do Pilates.

A disfunção dos padrões dos movimentos, como os tremores, anormalidades posturais, diminuição da amplitude do movimento, do equilíbrio e fraqueza muscular podem ser diminuídos se os exercícios forem trabalhados de forma correta e segura, melhorando consideravelmente a qualidade de vida dos pacientes. Os sinais podem ser retardados, senão controlados, quando o paciente faz a ativação correta da musculatura de seu corpo na execução das ações.

O Pilates colabora também com o tratamento de reeducação neuromuscular. Os aparelhos permitem simular as atividades funcionais cotidianas dos pacientes, como agachar e sentar, de forma confortável. Exercícios lentos, no solo ou utilizando aparelhos e acessórios, contribuem para a manutenção do equilíbrio, da consciência e movimentação corporal. A melhora da marcha e do equilíbrio vêm junto com o ganho de força muscular, com o alongamento da musculatura rígida, trazendo, assim, melhor coordenação motora nos exercícios, realizados sempre bilateralmente.

O grande benefício do Método Pilates é a melhoria da qualidade de vida do paciente com Parkinson. A estimulação à prática deve ser feita com todo o cuidado, observando as especificidades de cada pessoa, e acontecer o quanto antes. Tudo isso traz bem-estar ao paciente, que se vê mais útil e capaz.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Pilates na infância e na adolescência

A nossa postura se forma a partir da adaptação de partes do nosso corpo, principalmente os músculos esqueléticos, em resposta a estímulos recebidos. Essa formação e muitas alterações posturais, em especial na região da coluna vertebral, são originadas no período de crescimento e desenvolvimento corporais, ou seja, na infância e na adolescência. Durante essas fases, passamos por diversos estímulos, acomodações posturais e até por situações de riscos para a coluna. Isso em função das diversas atividades, posturas erradas na hora de sentar e muito tempo nessas posições e até no uso das mochilas pesadas, por exemplo.

O estirão do crescimento e a maior vulnerabilidade à má postura, também colaboram para os desvios posturais nessas fases. São problemas físicos que podem acometer as crianças e os adolescentes e que, muitas vezes, têm o aparecimento das repercussões na idade adulta. O Pilates, então, funciona como um ótimo trabalho preventivo, estruturando a postura, estabilizando as curvas fisiológicas da coluna, evitando escolioses e cifoses, tão comuns na infância e adolescência, e melhorando o alongamento geral. Além disso, na medida em que fortalece a musculatura e aumenta a consciência corporal, o adolescente fica mais preparado para enfrentar os desafios característicos dessa etapa da vida com mais equilíbrio e menos dores.

Vamos relacionar alguns dos principais fatores que levam a problemas na coluna e que muitas vezes já são desenvolvidos na infância e na adolescência:

- Sedentarismo;
- Má alimentação;
- Obesidade ;
- Falta de segurança ao brincar na rua;
- Falta de tempo e alto custo para a realização de atividades físicas extra-curriculares;
- Desequilíbrios das cadeias musculares;
- Subdesenvolvimento das capacidades físicas;
- Má educação postural;
- Facilidade e comodidade ao deixar a criança assistir TV, navegar na internet ou jogar vídeo games por horas seguidas;
- Baixa auto-estima e ausência dos pais;
- Mesas de estudo ergonomicamente impróprias;
- Peso impróprio das mochilas escolares .

Todos esses fatores podem ser minimizados com a prática do Pilates, que promove sensações de confiança e autoestima, além de estimular a uma maior consciência corporal e controle sobre os movimentos, potencializando o desenvolvimento de uma boa postura e equilíbrio físico. Os exercícios do método poderão corrigir ou amenizar consideravelmente os problemas posturais através do reequilíbrio das cadeias musculares, realinhamento corporal e consciência corporal.


E por ser uma técnica com grande variedade de exercícios, permite que uma aula seja diferente da outra, diferenciando esta técnica de outras que se tornam monótonas e repetitivas. Todas as atividades são feitas de forma suave e com baixo número de repetições, monitoradas por fisioterapeutas que realizam as correções posturais na medida em que o aluno realiza os exercícios alternando solo, bola, acessórios e os aparelhos que são próprios do método Pilates.


Em função de todos esses benefícios, prevenção e melhoria das posturas, muitos pais e educadores, já indicam e estimulam a prática do Pilates por crianças e adolescentes.