segunda-feira, 4 de abril de 2011

Respire melhor com o Pilates


Essencial para as pessoas que praticam Pilates é a respiração. Aliás, a boa respiração é fundamental para o bom funcionamento do corpo de qualquer pessoa. Usamos o termo “boa” porque muitas pessoas não respiram de forma correta, isso em função da modernidade e correria do dia a dia. As pessoas, normalmente adultas, tendem a utilizar mais a respiração acessória, que é mais torácica e utiliza a parte superior dos pulmões, ao invés de utilizar a base dos pulmões, como na respiração diafragmática, a mais correta e utilizada no Pilates.


As pessoas que inspiram estofando o peito e encolhendo a barriga não estão respirando da melhor forma. Então, vamos entender melhor como é a respiração do Pilates e como devemos fazer para respirar da melhor forma. Você deve inspirar projetando discretamente a barriga, assim, puxa o diafragma para baixo e enche o ápice e a base do pulmão de ar, como deve ser. Na expiração, a barriga se contrai discretamente. Lembrar de não elevar o peito. Fundamental também é que a inspiração seja profunda e realizada pelo nariz e a expiração forte e pela boca.


A respiração diafragmática utilizada no Pilates ajuda a controlar os movimentos, permite oxigenar os músculos, facilita a estabilização da coluna e a movimentação dos membros, além de ajudar a relaxar a musculatura e estar ciente das tensões acumuladas por todo o corpo.